No último sábado, 27 de maio, a turma do Projeto 1ª CENA - CEU Inácio Monteiro participou da segunda visita à Pinacoteca, dando continuidade as reflexões sobre o tema central da quinta edição do projeto: etnocentrismo.
A visita foi essencial para que os educandos pudessem aprofundar as discussões sobre 'sexismo', recorte escolhido por eles para desenvolver um exercício coletivo dentro do processo de formação. Na apresentação do trabalho (espetáculo de 20 minutos), eles abordaram os "papéis" representados pelo homem e pela mulher na sociedade, provocando o público a desfazer os diversos padrões que nos são impostos e que se naturalizam cultural e socialmente. Apesar da proposta, não deram conta de mostrar o quando a mulher é subjugada, o quanto o machismo impera, reflexo do patriarcado ainda vivo em nosso cotidiano, deixando o público acreditar num falso equilíbrio na convivência entre os dois sexos.
Por conta das questões vistas no exercício, o educativo da Pinacoteca propôs um mergulho no papel da mulher nas artes plásticas, tanto a mulher representada nas obras, quanto a mulher artista. Como eram vistas, porque e por quem eram pintadas, qual a relevância dessas obras para a história. O debate sobre essas questões nos levou a pensar sobre esse desequilíbrio, que até hoje existe entre homens e mulheres.
Numa das salas visitadas tivemos a oportunidade de contemplar obras de Cândido Portinari (O Mestiço), Anita Malfati (Tropical) e Almeida Júnior (Caipira Picando Fumo) dialogando sobre representatividade do povo brasileiro e também, questionando o porquê de não existirem muitas artistas mulheres nas artes plásticas. Por meio de alguns textos foi possível entender quais as condições impostas às mulheres que queriam ter seus trabalhos expostos ou estudar em academia de artes, em contraponto as mulheres ditas do lar, com funções pré estabelecidas.
As atividades desenvolvidas durante a visita permitiram trabalharmos com várias linguagens: textual, interpretação de imagens publicitárias, desenhos, além do processo de observação das obras de artes.